Crianças e Cia

BNCC

Educação Infantil na BNCC

EIXOS ESTRUTURANTES
INTERAÇÕES e BRINCADEIRA 

São os dois alicerces organizadores que orientam, apoiam e sustentam o trabalho pedagógico na Educação Infantil, funcionando como referência. 

A criança em suas ações e interações com os outros e com o mundo, constrói e se apropria  de saberes diversos.

É pelo brincar e as interações que se estabelecem no decorrer dos jogos e das brincadeiras que potencialidades desabrocham e aprendizagens acontecem. 

É possível identificar nas  interações e brincadeiras,  atitudes de frustração e de competição,  resolução de conflitos e de reparação, expressão de afeto e regulação de emoções.

Acompanhar a trajetória de cada criança e do grupo, em seus recuos, avanços, conquistas e possibilidades, através de observação atenta e olhar cuidadoso, oferece pistas importantes para intervenções e apoio ao desenvolvimento e a aprendizagem de cada criança.

Direitos da aprendizagem
e desenvolvimento

Conviver

com outras crianças e adultos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Brincar

de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, de forma a ampliar e diversificar suas possibilidades de acesso a produções culturais.

Participar

ativamente tanto das atividades propostas pelos professores quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes.

Conviver

com outras crianças e adultos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Brincar

de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, de forma a ampliar e diversificar suas possibilidades de acesso a produções culturais.

Participar

ativamente tanto das atividades propostas pelos professores quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes.

Explorar

movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando saberes em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Expressar

como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

Conhecer-se

e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

Explorar

movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando saberes em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Expressar

como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

Conhecer-se

e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.