Crianças e Cia

Projeto

Uma escola infantil
oficialmente bilíngue

Bilinguismo - Um futuro promissor e sem fronteiras

A Educação Bilíngue é fruto de um trabalho inovador no ensino lúdico da língua inglesa, para crianças desde o berçário, com imersão de, pelo menos, 2 horas diárias no idioma, utilizando jogos, música, dança, brinquedos, brincadeiras e diversas atividades artísticas.

O ensino do conteúdo em português e em inglês, através de um currículo articulado em várias áreas de conhecimento e a exposição a um ambiente estimulante e rico em experiências, desenvolve maior capacidade cognitiva e percepções linguísticas mais abrangentes, promovendo um intercâmbio cultural que contribui para enriquecer a formação dos nossos alunos.

A criança que é estimulada, desde cedo, a distinguir sons diferentes de sua própria língua, sem que haja interferência no processo natural da língua materna, terá muito mais chances de migrar de um idioma para o outro natural e mais próximo ao inglês nativo.

Crianças & Cia atende a todos os requisitos legais estabelecidos e é oficialmente reconhecida e autorizada pela Secretaria Municipal de Educação como Escola Infantil Bilíngue.

Em consonância com a legislação em vigor, há uma coordenação específica para o Inglês que organiza e supervisiona as atividades pedagógicas propostas. Iniciamos nosso trabalho no Berçário com crianças a partir de 3 meses e nossos professores, com total domínio da língua inglesa, utilizam metodologia adequada a cada faixa etária.

Alguns fundamentos para o bilinguismo em nossa escola.

Estudos que indicam que os bebês começam a aprender os sons das línguas ainda no útero materno, sendo que a voz da mãe é responsável pela maioria desses sons. Quando nascem, os bebês conseguem distinguir a língua da mãe de outra língua! Adicionalmente, os recém-nascidos demonstram ser capazes de distinguir várias línguas.

As línguas possuem cerca de 800 sons distintos. Ao nascer, o bebê tem a capacidade de distinguir todos esses sons, o que significa que está apto para aprender qualquer língua. No entanto essa capacidade vai diminuindo e os bebês de 6 a 12 meses que vivem num ambiente monolíngue tornam-se especialistas nos sons da língua materna. Com 1 ano de idade tendem a perder a capacidade de diferenciar sons de diferentes línguas.

Sendo assim, parece evidente que os primeiros anos de vida são os melhores para a aprendizagem de uma segunda língua.

Existem mais vantagens em se ser bilíngue. Ao que parece, a constante mudança entre duas línguas distintas promove uma melhor função executiva do cérebro. Essas pessoas são capazes de alternar entre diferentes tarefas facilmente e de resolver problemas com maior rapidez.

Foi também demonstrado que as pessoas bilíngues conseguem aprender outras línguas com mais facilidade.