Crianças e Cia

Nutrição

Cantinho da Nutrição

Uma alimentação saudável é importante em todas as etapas da vida, especialmente na infância, uma fase na qual a criança está em pleno desenvolvimento físico e mental.  A alimentação saborosa, variada e preparada em casa com ingredientes nutritivos, é fundamental para a promoção da saúde e formação de bons hábitos alimentares.

Todas as pessoas necessitam dos mesmos nutrientes em sua alimentação, entretanto, no caso de crianças,  é preciso respeitar as necessidades calóricas de cada faixa etária.

Os sais minerais, especialmente o cálcio e o ferro, as vitaminas, as gorduras, os carboidratos e as fibras  contidas nas frutas, hortaliças, grãos integrais e proteínas, são essenciais para uma  dieta adequada, conforme indica  a Pirâmide Alimentar. 

Os pais têm um papel primordial na formação de hábitos alimentares saudáveis. Para isso, deve obedecer  rotinas, oferecer alimentos nutritivos e demonstrar  atitudes alimentares igualmente saudáveis. 

Cabe lembrar que os momentos das refeições devem ser prazerosos, e que devem ser evitados o uso de recursos eletrônicos e de qualquer tipo de chantagem para induzir a criança a comer o que não deseja.

Alimentação na Crianças & Cia

Manual de boas práticas

O Manual de Boas Práticas da Crianças & Cia, refere-se a um documento formal do serviço de alimentação e nutrição, elaborado por nossa nutricionista Responsável Técnico -RT- Sandra de Almeida Albertoni. 

Estão descritos neste manual os procedimentos para as diferentes etapas de produção de alimentos e refeições, e o registro de especificações dos padrões de identidade e qualidade adotados pelo serviço. 

Uma cópia desse documento permanece na cozinha para consulta dos manipuladores, e também na escola, disponível para consulta por todos os interessados.  

Considerações iniciais:

De acordo com a Resolução do CNF n° 380 de 2005, o setor de Alimentação Coletiva compreende aquele no qual são desenvolvidas ”atividades de Alimentação e Nutrição realizadas nas Unidades de Alimentação e Nutrição”, aí incluindo-se a Alimentação Escolar. 

A elaboração das refeições nestes estabelecimentos, no que diz respeito à qualidade  higiênico-sanitária, deve ocorrer de forma a garantir a segurança alimentar e a produção de alimentos através, dentre outros, da adoção de boas práticas de fabricação:

”Boas Práticas: procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária.” (Resolução ANVISA RDC n° 216/2004).

Recados da nutricionista

Clique na imagem e saiba mais